24 de mai. de 2014


Introdução.

A crise do café, uma de varias crises econômicas que aconteceram no brasil. Parte delas tiveram influencia de outros países, como a proibição, crise nos países compradores e guerras. Esses ciclos econômicos podemos ilustrar com uma linha ondulada, onde marca o inicio da economia, o seu auge, e finalmente a sua crise. Segue um exemplo:


Mas, não vamos falar sobre o ciclo do ouro, ciclo do pau-brasil ou do ciclo da borracha. Vamos no focar no ciclo do café. Certamente foi uma das melhores crises que o Brasil teve, por ter tido influencia dos nosso querido, inocente, que defende a liberdade, senhores e senhoras, com vocês, os Estados Unidos! Com sua Crise de 1929, por causa da Guerra Mundial, uma briguinha de crianças mimadas. Eu abordarei a Crise de 1929, um leve resumo, e a Crise do Café.


Crise de 1929

A crise de 1929, conhecida como Grande Depressão, foi uma crise gerada pelo próprio Estados Unidos, pois ele (EUA) é uma criança mimada, como toda criança mimada, nunca sabe quando parar, e acaba fazendo uma... Hum ...essa coisa.

Pois bem, o inicio do seculo XX, os Estados Unidos estavam vivendo um momento maravilho, onde  tinha prosperidade, desenvolvimento, festas e diversão. Após a primeira guerra mundial (1918), os EUA eram o país mais rico do planeta. Além das fábricas de automóveis, os EUA também eram os maiores produtores de aço, comida enlatada, máquinas, petróleo, carvão e entre outros. A economia norte-americana continuava crescendo causando euforia entre os empresários. Foi nessa época que surgiu a famosa expressão “American Way of Life” (Modo de Vida Americano). O mundo invejava o estilo de vida dos americanos.

Mas eles não esperavam que aconteceu com os Gregos, aconteceria com eles.

Com as Ações da Bolsa de valores super valorizadas por causa da euforia econômica. Conhecido como "Grande Boom", mas tudo isso era artificialDe 1920 até 1929 só foi festa. Mas, em 24 de outubro de 1929, começou o inferno.  Superprodução agrícola, Diminuição do consumo, Livre MercadoQuebra da Bolsa de Nova York e Desemprego, foram estes os principais fatores 

É nesse momento que o Brasil entra, pois os EUA era o maior comprador de café.

A Crise do Cafè

A CRISE DO CAFÉ COMEÇA NA REALIDADE EM 1920, DEVIDO AO CONTÍNUO, DESCONTROLADO E EXCESSIVO AUMENTO DA SAFRA DE CAFÉ QUE CHEGAVA A ESPANTOSOS 21 MILHÕES DE SACAS PARA UM CONSUMO MUNDIAL DE 22 MILHÕES.
JÁ HAVIA UMA SÉRIE DE FALENCIAS E CONCORDATAS ANTES DA QUEBRA DE WALL STREET EM OUTUBRO, SÓ EM SETEMBRO DE 1929 O CORREIO DA MANHÃ ANUNCIAVA 72 FALENCIAS E CONCORDATAS!
1927: BRASIL EXPORTOU 15.115.000 DE SACAS DE CAFÉ.
1928: HOUVE UMA ENORME SAFRA POREM A EXPORTAÇÃO CAIU PARA 13.881.000 SACAS (MENOS 11%) JÁ QUE OS EUA, FRANÇA, ITÁLIA, HOLANDA E ALEMANHA, QUE COMPRAVAM 84% DA PRODUÇÃO BRASILEIRA, ESTAVAM COMPRANDO DE OUTROS PAÍSES, POIS A NOSSA FAMA DE EXPORTADOR DE CAFÉ ERA PÉSSIMA UMA VEZ QUE SE MISTURAVAM PEDRAS, TERRA E GRAVETOS PARA AUMENTAR O PESO DAS SACAS, ALEM DE INCLUIR CAFÉ DE QUALIDADE INFERIOR ADULTERANDO O PRODUTO FINAL.
PARA PIORAR O CONTEXTO, EM OUTUBRO DE 1929 OS FAZENDEIROS AINDA ESTAVAM EXPORTANDO A SAFRA DE 1927 E A SAFRA DE 1928 ESTAVA TODA RETIDA NOS ARMAZENS DEVALORIZAÇÃO DE CAFÉ QUE ERAM GERENCIADOS PELO INSTITUTO do CAFÉ CRIADO EM SÃO PAULO PARA APOIAR OS FAZENDEIROS PAULISTAS COM AUXÍLIO DO GOVERNO FEDERAL.
O HERALD TRIBUNE EM OUTUBRO DE 1929 INFORMAVA QUE 2/3 DO CAFÉ CONSUMIDO NO MUNDO ERA PRODUZIDO EM SÃO PAULO E QUE O CAFÉ REPRESENTAVA ¾ DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E QUE O PAIS ESTAVA EM PRECÁRIA SITUAÇÃO FINANCEIRA.
PREVIA-SE UM DÉFICIT DE 120.000 CONTOS NO ORÇAMENTO DE 1930.
A FALTA DE PROGRAMAÇÃO E CONTROLE ERA TOTAL E SUICIDA, POIS O CONSUMO MUNDIAL ERA DE 22 MILHÕES DE SACAS E O BRASIL SÓZINHO PRODUZIA ESSA QUANTIDADE SEM MERCADO COMPRADOR DETERMINADO.
1929: A SAFRA PROJETADA PARA 13,7 MILHÕES DE SACAS CHEGA A MAIS DE 21 MILHÕES E A EXPORTAÇÃO DIMINUIA CADA VEZ MAIS!


Diário Falado

Estava pesando começa novamente a gravar o meu Diario Falado. Acho queria mais legal, apesar que toda minha opinião, artigos feitos, estão aqui. E não vou parar. Pois é legal. Estou com uma media de 200 acessos por semana, que é muito para um blog pessoal.

15 de mai. de 2014

IBM - Dinâmica em grupo

Dicas:

  • Terá uma prova
  • Terá (possivelmente) dinâmica em grupo
  • Deverá se apresentar
  • Deve saber INGLES
  • Se Criativo
  • E não seja EU!!!



No dia 13 de maio de 2014, acordei ás 6:00h da manhã, fiquei deitado por alguns minutos, pesando o que seria aquele dia. Pois não seria um dia comum, seria o dia que eu iria enfrentar o pior inimigo de todos, com olhos azuis que não tinha sentimentos no seu olhar, pele pálida, que  dava para ver os veias, magro como um palito de picolé, não contendo pelos em nem uma parte do seu corpo. Este seria o meu inimigo desse dia, meu inimigo interno.

Sair da minha cama, me vesti, e fui até o banheiro para me lavar, ouvindo as musica que frequentemente escuto (The Guild - Do You Wanna Date My Avatar, The Guild - i'm the one that's cool), após do banho, escolhi a roupa mais apropriada para ocasião. Tomei um café reforçado, faltando alguns minutos para perder o ônibus, corri para o ponto do ônibus, enquanto algumas pessoas do ponto olharam para minha, e outras mexendo no seu celular e alguma olhando para a direção onde o ônibus viria em qualquer instante.

Eu olhando aquelas pessoas, cada uma com seus problemas, preocupações, objetivos e paixões. Eu meditei  isto por curto período,pois chegou ônibus. As pessoas que estava no ponto antes de eu deixei que elas entra-se primeiro, paguei minha passagem, olhei ao redor por busca de algum lugar vazio, só que não encontrei, então fiquei de pé. Segurando o meu caderno, com meus pesamentos longes, em um mundo somente meu, onde tudo de bom acontece comigo - dinheiro, trabalho, faculdade, namoradas que nunca vou ter, ... - e assim foi em todo projeto, ônibus após ônibus, pessoas me olhando, eu olhando para as pessoas, vendo as moças bonita passarem - sem coragem de falar com elas -, e assim foi até o prédio onde o escritório da IBM ficava.

Continua....

10 de mai. de 2014

terei de escrever um artigo com o tema do IPv6, para o trabalho de teleprocessamento.
O artigo vai até 6 paginas. Nas normas da ABNT.

Certamente vou fazer sozinho. Não esotu muito afim de fazer uma trabalho Ctrl+C e Ctrl+V, principalmente que é um trabalho de faculdade. 

não encontrei a extensão que precisava para chrome.

Estava precisando de uma extensão que não tinha a necessidade de ir até blooger para postar.
Só ficaria um botão no chrome, clicando nele abriria uma janela pop-up, com os campos titulo, texto e marcadores. E postaria logo em seguida, simples e rapido, focado nos blogs diário/pessoal.
Talvez, algum dia desenvolvo isso.
Rakuten Affiliate Network Welcome Program